Translate

29 agosto 2010

By Bresson

Em minhas habituais "naveganças" pela net, ultimamente buscando referèncias nào sò na fotografia, mas na moda, decoraçào, jornalismo... Nào sò no "mundo pop" mas também (e principalmente) no meu circulo de amizades (mais conhecido pelo amigos mais intimos como "meus nucleos de Manoel Carlos")... Tenho lido as biografias de pessoas que considero, no minimo, memoràveis. E entào, recentemente me deparei com o seguinte depoimento do grande mestre Bresson:

"A fotografia por si só não me interessa, mas a reportagem sim, a comunicação entre o mundo e o homem com este instrumento maravilhoso do tamanho da mão que nos faz passar desapercebidos. E assim participamos. É uma dança entende? É uma grande alegria fotografar assim". Henry Cartier-Bresson

E entào me dei conta de como o admiro, de como suas fotos me sào tào familiares e do tanto que ainda preciso aprender no quesito "respeitar minha alma". Devo confessar que na fotografia, o que mais amo é o fotojornalismo. O cotidiano é uma coisa que me salta aos olhos, que me leva longe... Mas revendo meus posts e meus arquivos "backupeados", percebo que estas nào sào nem 20% das ultimas fotos que tenho feito. Oportunismo, dificuldade de priorizar as coisas que me sào caras, medo de ser assaltada na rua ou simplesmente inércia decorrente desta nossa vida corrida?

Aff... Nào sei se quero chegar a alguma conclusào quanto à isso... Enquanto isso, sigo reverenciando HENRY CARTIER-BRESSON, reconhecido no mundo todo como o pai do fotojornalismo.

Para quem se interessar em ler um pouco mais sobre ele: http://www.henricartierbresson.org/
obs.: O site està em francés, mas no pé da pàgina tem a opçào do inglés.

E pra quem ficou curioso, selecionei dentre as mais famosas, as duas fotos dele que mais gosto.