Translate

21 dezembro 2012

Em seus 3 anos

Em seus quase três anos, ela é uma menina alegre, sorridente e sapeca.Faladeira que só, sabe contar até 10 e canta a musiquinha das letrinhas ainda derrapando. Conta inclusive em inglês, pelo menos até o 5. Ainda não escreve o próprio nome, mas sempre reconhece o ‘S’ por onde passa. O B de “Buno” (Bruno) e o P de “Patiça” (Patrícia) também. Gosta de tudo em geral, principalmente do João, seu “pimo”(primo). Choraminga e fica chatíssima quando tem sono ou fome. Adora usar vestido. Ama sapatos. Já os calça sozinha, mas trocados na maioria das vezes. Calça também os saltos da mamãe. Não pronuncia o ‘R’: as cores “amalelo” (amarelo), “peto” (preto) e “vemelho” (vermelho), a fruta “pela” (pêra), as palavrinhas mágicas “bigado” (obrigado), “pofavô” (por favor) e o adjetivo “ipeto” (esperto). Mas a cor preferida ela fala sem pestanejar: “roooousa”. E fala em inglês também: “ping” (pink). As cores em inglês ela ainda sabe mais algumas. Quer fazer tudo sozinha. E fica vigiando se alguém está ajudando ou se ela está fazendo sozinha mesmo. Não chora mais pra cortar cabelo. Veste-se sozinha, mas às vezes faz charminho. Não gosta de tomate e ama queijo. Tomate, diz que vai comer quando for “gande”(grande). Adora brincar de ler histórias com a titia. Come jiló, ama angu e “dodeleite”(doce de leite). Escova os dentes sozinha primeiro e depois a gente só “competa” (completa). Não gosta de sujar as mãos e se incomodou com o mendigo sem sapatos na porta da padaria: - Sem “papatinho” (sapatinho)? To “tiste” (triste) com você, disse ela ao pobre mendigo. Ama livros. Estranhou a manga no arroz, mas depois descobriu que era abóbora moranga. Brinca de bonecas e de fazer comidinha com a vovó. Gosta de apertar o botão do elevador e adora massagem nos pés. Ajuda a picar a salada de frutas todo dia. Às vezes cria caso pra sentar na cadeirinha do carro, mas soldado Simão é nosso amigo e fica triste quando ela recusa a cadeirinha. É super boa de garfo. Come de tudo. Gosta de brincar no iPad do papai e tem dedinhos ágeis como os da vovó. Gosta da “Dola Aventuleila” (Dora Aventureira), do Elmo, da “Tinkebel” (Sininho) e da “Angelina Balalina” (Angelina Bailarina).  Ama dançar e só assiste filmes e desenhos caracterizada com as fantasias dos personagens.



Só tem medo de cachorro que late alto. Largou a “dedela” (mamadeira) ao longo do dia e agora usa copinho de “quiança gande” (criança grande). Tudo rosa. Mamadeira e fralda, só pra dormir. Perde o fôlego de tanto rir quando brinca de chicotinho queimado com o vovô, porque é muito “divetido” (divertido). É super super super companheira. Topa qualquer coisa sempre. Sua amiga “pefelida” (preferida) é a Mariana, mas às vezes, a Isinha também assume o posto. Ama brincar no escorregador e na cama elástica. Está super apegada à mamãe e ganhou um espaço kids na casa nova, onde pode finalmente brincar livre de padrões de organização e controle.




 Adora chá, bebe muito líquido o dia todo e não usa mais o peniquinho. Sobe no vaso sozinha e “pecisa apoveitá esta opotunidade" de fazer xixi com as costas apoiadas no encosto do vaso. “Dabiaboco” (daqui a pouco), titia, vou te levar na “bililoteca” (biblioteca), pode ser? (o “pode ser” ela repete mil vezes ao longo do dia). Usa o plural corretamente. Do nada ela solta um: eu tive uma idéia “bilhante” (brilhante). Ama o próprio aniversário. É hiper comunicativa e educada. Cumprimenta todo mundo mesmo sem conhecer e convida a maioria das meninas nos parquinhos: “Qué sê” (quer ser) minha amiga? Ama brincar na água e já se banha sozinha. Com as orientações da vovó, claro. E se erra alguma coisa, tem “pobema” (problema) não, né vovó?! Problema? Que problema, minha flor, alguém pode ter tendo sempre você por perto?

Minha menina “gande” faz aniversário daqui uma semana e eu só tenho a agradecer à minha irmã por ter me presenteado há 3 anos com essa florzinha que faz meus dias e minha vida mais felizes e “divetidos" (divertidos).