Translate

29 maio 2013

Meta 79 - Filarmônica

Redescobri meu amor pela música clássica recente, quando recuperei o gradiente que ganhei há mais de 20 anos atrás dos saudosos vô Geraldo e vó Ruth. Junto com ele, vieram relíquias valiosas: vinis de várias gerações da minha família! Dentre eles, Chopin, Bach, Stravinsky... Passo horas incansáveis ouvindo e "viajando"... 

Neste contexto, inclui em minhas metas uma vontade antiga: ir à uma apresentação da Filarmônica. Sabe-se lá porque, eu achava que seria um programa caríssimo e acabei adiando por bastante tempo. Tenho amigos assinantes que várias vezes me convidaram a acompanhá-los. Mas o fato é que nunca fui. 

Como comentei no post anterior, depois que postei minhas metas no blog, várias coisas foram acontecendo e permitindo que eu conseguisse começar a realiza-las. Um exemplo disto foi a Filarmônica. Depois de muito adiar, como eu não conseguia vencer a inércia sozinha, a vida me deu a oportunidade de conhecer um violinista da Filarmônica. 

Dentre outras coisas, ele me fez ver que por pura inércia, eu estava perdendo a oportunidade de momentos memoráveis...

Eu não sabia e talvez muito mineiro não saiba que temos aqui em nossa capital uma referência. Com apenas 5 anos de criação, a Orquestra Filarmônica de MG é considerada uma das melhores orquestras do Brasil e uma referência no mundo todo, o que é confirmado pela presença de tantos músicos estrangeiros. 

Ele me mandou o programa de apresentações do ano todo e marcou pra mim quais eram as  mais indicadas para iniciantes como eu. O primeiro deles era no Sesc Palladium num domingo. Vendo minha empolgação, uma amiga resolveu me acompanhar. E foi num domingo nublado, por R$5 que finalmente realizei minha meta 79: Assisti a uma belíssima apresentação da Filarmônica!



A apresentação foi linda e super didática! O regente Marcos Arakaki mostrou todos os instrumentos e explicou cada uma das 4 músicas. E enquanto ouvíamos, íamos nos lembrando das imagens das explicações que ele havia dado previamente sobre os compositores e os motivos que os levaram a compor cada música. Uma emoção indescritível! Parece que a música toca dentro do coração da gente.

A meta era ir a UMA apresentação da Filarmônica, mas um momento como aquele, não pode ficar como experiência única na vida. Desde então, já fui em 2 apresentações e não pretendo parar mais...

META 79: CONCLUÍDA!