Translate

26 março 2014

Receita com cogumelos

Minha nova rotina de professora me permite coisas maravilhosas, como a oportunidade de almoçar em casa todos os dias, minha propria comidinha. Minha saúde e meu bolso agradecem! Mas nem sempre tenho criatividade para, no meio do caos (livros, provas, listas de exercicios...), conseguir bolar um cardápio simples, rapido, barato e que seja apetitoso.

Eis que semana passada ganhei de aniversario de uma amiga, cogumelos frescos! Gente, que delicia de presente! Eu amei, obvio! Amo cogumelos e amo minha amiga! E alem de me dar este presentao, ela me deu tambem uma receita com cogumelos hiper pratica, que hoje resolvi testar.

Como tudo que tem cogumelos, a cara nao ficou muito boa. rsrsrs Mas o sabor... Hummm...

Eu sou suspeita pra falar desta receita, pois amo todos os ingredientes que ela leva! Vamos ao passo a passo (quem diria... Eu dando receita publicamente... Receita alheia, inclusive. rsrs Sinal de novos tempos! rs. Ou atrevimento demais! hahahaha):

Ingredientes:
- temperos (cebolinha, salsinha, manjericao, alecrim, alho amassado, sal...)
- cogumelos frescos (shimeji, shitake, cogumelos de paris...)
- molho ingles
- azeite
- ovo

Modo de preparo:
- Coloque os temperos em um refratario. Como eu nao tinha temperos frescos, coloquei uma misturinha desidratada de ervas e alho, alecrim desidratado e um mix de pimentas ralado.


- Lave os cogumelos, seque com papel toalha, pique tudo e coloque no refratário. Eu coloquei shimeji preto e cogumelos de paris, que era o que eu tinha em casa, mas eu acho que qualquer mistura de cogumelos cai bem! 


- Tempere com molho ingles, azeite (como diz minha amiga, o azeite com generosidade!) e um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de agua e sal. Como eu nao tinha molho ingles, coloquei shoyo. Devo confessar que nem sei direito a diferença ele entres. Alem disto, ao invés de colocar agua e sal, coloquei uma mistura de alho, sal e temperos que a mamãe fez, dissolvida em um pouquinho de agua (como manda a receita original).


- Asse a uma temperaruta minima de 200 graus por uns 20 a 30 minutos (dependendo do seu forno). Ao fim deste tempo, eles vao murchar bastante (porque cogumelo solta uma agua danada!). 



- Retire do forno, misture tudo para que o cogumelo fique bem temperadinho. Coloque o ovo bem no meio do refratario e volte com o refratario para o forno por uns 5 minutos, ate que o ovo cozinhe. Como eu gosto de gema mole, este tempo pra mim foi perfeito! Mas para quem gosta de gema mais dura, melhor deixar mais um tempinho.



- Depois de pronto, sirva com torradinhas! Como eu fiz para o almoço (e sou gulosa), fiz com torradas de pão de forma. 




Ficou maravilhoso (de gostoso e nao de bonito. rsrs)! 



E como tem coisa que se nao lamber os dedos, nao tem o mesmo gosto, comi com as maos sim! E foi bom demais!