Translate

20 abril 2014

Meta 88 - Clinica/Biblioteca Comunitaria

Eu tenho muita facilidade em conseguir doações. Nao sei explicar exatamente porque. E por sorte, (talvez por isto) tenho também muita facilidade em destinar as doações. Um dos principais destinos das doações que recebo atualmente, eh uma clinica/biblioteca localizada em Japao Grande, povoado de Carmopolis, sul de Minas. 

A responsável pelo projeto e por todas atividades realizadas la eh a mae de uma amiga de infancia. Primeiro ela organizou a casinha que tinha em um terreno bem na entrada do povoado para que pudesse atender como psicologa, area de sua formação (alem da pedagogia). Aos poucos, num trabalho de formiguinha e muita dedicacao, alem do atendimento terapeutico, ela criou uma mini biblioteca com as doacoes de livros que recebe. A biblioteca, frequentada diariamente por adultos, adolescentes e, principalmente, crianças, possui um mini acervo que contempla enciclopedias, livros didáticos, de historia (coleção vagalume!!!), religiosos, auto-ajuda... 

Ha alguns anos eu mando doações pra la, mas ainda nao conhecia pessoalmente. Este fim de semana minha amiga me convidou para ir pra la, reencontrar sua mae, a quem eu nao via ha uns 20 anos e, finalmente, conhecer a clinica/biblioteca. Foi um passeio delicioso!

A casa eh amarela com as portas e janelas brancas e molduras azuis. Fica num terreno gramado, ensolarado e com abacateiro no quintal! 


Sao 4 quartos, 1 salinha, 2 banheiros e uma futura cozinha. A entrada eh pela salinha, onde ela pretende fazer uma sala de espera para os acompanhantes de seus pacientes. Nela, ela quer futuramente colocar uns sofazinhos (que ela ja tem, mas precisam de reforma) e um revisteiro para expor rotativamente os livros da bilbioteca.

No primeiro quarto a direita, estao varias sacolas com brinquedos doados, onde ela pretende fazer uma sala de ludoterapia para atendimento terapeutico. 


Na segunda sala tambem a direita, eh onde ela atende atualmente. Ali encontramos vaaarios quadros pintados por seus pacientes. Enquanto eles pintam, ela vai entrando delicadamente em suas intimidades e tratando as feridinhas mais profundas de cada um. 




Entre as 2 salas, um banheirinho super limpinho. Na primeira sala a esquerda, eh a bibliotecazinha que alem de todos os livros, estantes, tem tambem uma cadeira de leitura onde os meninos se amontoam para folhear os livros escolhidos do dia.


Na segunda sala a esquerda, ha varias sacolas de roupas ja devidamente categorizadas para serem expostas e vendidas em um futuro bazar para a comunidade. 


Mais a frente, a futura cozinha e outro banheiro. A cozinha so tem 2 filtros de barro. Ainda precisa de todo tipo de eletrodomesticos. Se alguem tiver alguma coisa pra doar, de talheres a geladeira, serao sempre muito bemvindos!


A casa infelizmente esta sendo rapidamente invadida por cupins e carunchos, o que tem comprometido cada vez mais suas atividades. Uma empresa de detetizacao da região ja foi contactada, mas ainda nao tem previsão de quando poderão atender.

Em geral, todo tipo de doação eh muito bemvinda. Mas a seguinte listinha contempla os itens que facilitariam as atividades realizadas la atualmente:

- a detetizacao (urgente!);
- material e mao de obra para substituição da palhinha do teto de alguns cômodos (que esta se deteriorando, atraindo bichinhos e sujando muito a casa como um todo);
- voluntarios para ajudar a organizar os livros na bilbioteca;
- tecido e mao de obra para reformar os sofazinhos da futura sala de espera;
- tintas, pincéis, telas ou materiais de pintura de todo tipo;
- brinquedos, roupas, livros;
- qualquer coisa de cozinha, desde talheres, copos e xícaras ate eletrodomésticos (de cafeteira a geladeira);
- voluntarios para qualquer tipo de atividade, principalmente os dispostos a atender crianças com aulas de musica, dança, produção de artesanato (que possa ser revertido em renda para eles);
- ou o que mais voce tiver, puder, quiser ou seu coração mandar! 

O melhor de tudo, alem do fim de semana delicioso com pessoas tao queridas, foi poder "ticar" mais uma de minhas metas! Com muita alegria, META 88 CONCLUIDA!