Translate

31 março 2014

Torta de arroz

Eu odeio que estrague comida na minha casa. Com muita dificuldade, aprendi a cozinhar pouquinha quantidade, suficiente pra 1 ou 2 refeições pra mim. Tava osso comer o mesmo prato por 1 semana direto. rsrs. Mas tem hora que nao tem jeito.  

Arroz gostoso eh arroz feito na hora, ne? Eu gosto de arroz integral, mas demora muito pra cozinhar. Entao acabo fazendo um pouco a mais mesmo. A verdade eh que ate hoje nao cheguei a conclusão da quantidade ideal de arroz a fazer. Acaba sempre sobrando um pouco.

Por sorte, mami tem uma receita que me salva nestas horas: Torta de arroz. Consiste basicamente em colocar arroz, oleo, ovos e tempero no liqüidificador, fazer um molho a parte, misturar e assar. Uma boa receita para intolerantes a gluten, inclusive. Mas, pra variar, ate esta receita estúpida eu conseguia errar.

Depois de muito insistir, nas ultimas vezes que fiz tenho acertado! E agora tenho conseguido inclusive que ela fique bonita e com cara de apetitosa! 


Atendendo a pedidos, vamos a receita...

Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras de arroz (a receita original eh pra arroz branco, mas eu faço com integral e tem dado certo)
- 1 xícara de leite (ha alguns meses eu cismei que to com intolerancia a leite* e entao, hoje testei com iogurte e funcionou!)
- 1/2 xícara de oleo (eu tenho meio preconceito contra oleo, entao sempre coloco um pouco menos do que a receita pede e tem dado certo. rsrs)
- 4 ovos (hoje eu so tinha 2 e, portanto, fiz so com 2 e deu certo! Alguém sabe qual a função do ovo em uma receita?)
- 1 colher de sopa de fermento (solando tantos bolos nesta vida, acabei traumatizando e sempre coloco uma colher bem farta de fermento, pra ver se ele cresce na marra! rsrs)
- Sal e temperos a gosto (eu coloquei oregano, alecrim e um tempero de alho e ervas feito por mami)
- Queijo ralado (acho que a receita original se refere aqueles queijos vendidos ja ralados, tipo parmesão, mas como eu so tinha um queijo canastra do verde mar, foi ele mesmo que eu coloquei ralado e ficou ótimo! rs)

*So a leite puro, ou seja, aos derivados do leite nao, como queijo, iogurte, bolo... rsrs

Ingredientes para o recheio:
- Atum, cebola, milho verde, azeitona, palmito, cogumelos, etc. 

Hoje eu aproveitei pra "desencalhar" tudo que eu tinha em vasilhinhas na minha geladeira. Ou seja: tomate picadinho, cebola, azeitona, milho verde, um restinho de shoyo do cogumelo que fiz semana passada, um restinho de gengibre de um japa que comi uns dias atras, oregano, um azeite que sobrou de um antepasto de abobrinha que comprei no Verde Mar ha alguns dias e pimenta do reino. So coloquei ervas. Nao coloquei sal porque acho que a azeitona ja salga demais!

Modo de Preparo:
- Preparar o recheio a parte no fogão
- Bater todos os ingredientes para a massa no liqüidificador
- Entornar a massa em uma assadeira media e colocar por cima o recheio. 
- Polvilhar o queijo ralado por cima de tudo
- Assar por uns 40 minutos a aproximadamente 200 graus

Observação: A massa batida no liqüidificador fica bem mole, mas depois quando assa ela seca e toma forma de torta. Nao se preocupe!



Detalhe: Eu recomendei a assadeira media porque hoje usei um tabuleiro grande e ela acabou ficando fininha demais. Da próxima vez, farei numa assadeira menor para que ela fique mais farta!