Translate

30 março 2014

Meta 90 - Levar um pedaço de bolo pra um vizinho

Minha idéia quando escrevi esta meta era recuperar as pequenas gentilezas, tao comuns antigamente, mas que se perderam no tempo... Acredito que gentileza gera gentileza MESMO. Mais que isto: gentileza ATRAI gentileza. E acredito também que se fossemos mais gentis, menos hostis uns com os outros, nossa rotina seria mais leve, mais alegre, menos desgastante.

Eu amo bolo de banana. Sempre compro uma penca de banana maior do que minha capacidade de come-las antes que estraguem. O objetivo eh "ter que fazer" o bolo de banana para que as bananas nao estraguem. Odeio quando comida estraga na minha casa!

A receita eh da Dona Celeste, sogra da minha irma, que também nao vive mais entre nos. Ja partiu para a outra dimensão do universo. Mas sempre que faço, lembro-me dela e de como ela tinha a mao boa na cozinha!

Eu, ao contrario, era uma negação. Tudo queimava, solava, ficava salgado demais, faltava tempero... Uma tragedia em pessoa! Mas um dia resolvi que iria arriscar ate acertar! Ou seja, nao desistiria de uma receita enquanto ela nao desse certo. A cada erro, fazia uma adaptação ate descobrir o MEU jeito de faze-las. Nao sei se isto existe, mas foi a forma que arrumei de tirar este peso das minhas costas de que eu nao sabia cozinhar. 

Foi também resultado de muita comadreria, pois em nossas conversas pude ver um lado da culinaria que eu nao conhecia. Antigamente, cozinhar pra mim tinha cara de submissão. Nao conseguia associar a um prazer. E depois fui vendo que preparar refeições, nada mais eh do que um ato de amor. Voce vai temperando, cortando, lavando, misturando e abençoando as pessoas queridas que vao partilhar com voce aquele prato. E este amor proteção, amor cuidado, nos mulheres temos de sobra! 

Hoje, cozinhar pra mim nao eh simplesmente fazer comida. Eh ter motivo para reunir os amigos, eh dar a minha casa um cheiro de lar, eh trazer para minha vida de adulta, cheiros e gostos de infancia, eh me permitir ousar nas misturas, gostos, eh sentir que estou contribuindo para que as receitas das gerações anteriores da minha familia perdurem por mais tempo...

Mas voltando ao bolo de banana... No meu aniversario, um grande amigo (e vizinho de bairro) trouxe pra mim de presente uma berinjela em conserva que ele faz e eu amo! Aproveitei a gentileza e resolvi fazer como nos velhos tempos: devolver a vasilha da berinjela com o bolo de banana!

Era uma receita que eu vinha tentando ha tempos e NUNCA dava certo. Sempre acontecia alguma coisa que ele ficava esquisitíssimo! Talvez por ja ter tentado todas as combinações possíveis de ingredientes, ou entao, em funcao da minha intenção tao bacana de levar ao meu amigo um pouco da gentileza que estou me propondo (que eh muito menos da que ele merece), o bolo FINALMENTE DEU CERTO!

Fiquei tao tao tao feliz que, alem de come-lo quase todo (porque eu simplesmente nao acreditava que ele tinha ficado tao gostoso. rsrsrs), resolvi levar também uns pedacinhos pra minha vizinha de porta. Eu a conheco so de oi e tchau. Ela eh uma fofa, mas nao temos intimidade. Coloquei numa vasilhinha "reciclada" do Verde Mar (pra ela nao ter que se preocupar em me devolver) e din-dom... Obvio que morri de vergonha! 9 da noite de uma sexta-feira: "Oi Flavia, boa noite! Me desculpe incomoda-la a esta hora, mas eu so vim trazer pra voces um pedacinho do meu bolo de banana. Espero que gostem!"

Ela ficou tao feliz e surpresa que nao parava de me abraçar! Depois de uns 27 abraços, disse que era o bolo preferido dela. Disse que ha tempos nao comia e que era uma negação na cozinha... Enfim, adorou! Eu vi que daqui um tempo, mais alguns bolos compartilhados e mais alguma intimidade, vamos ter muitos assuntos pra conversar. Porque sinceramente? Negacao na cozinha agora pra mim eh desculpa de peidorreiro! rsrs. 

Bom, minha vergonha foi tanta, que voltei correndo pra casa. Feliz da vida por ter conseguido CUMPRIR A META 90 e, principalmente, arrancar um sorriso (e varios abraços) dos 2. Adorei e pretendo repetir sempre que possível!