Translate

04 abril 2014

Consumo colaborativo

Ja ouvi que sou maluca, e/ou que sou proveniente de outro planeta. O engraçado eh nao conseguir entender porque. Mais do que mania, considero tudo como uma escolha de vida. E nao vejo como (e nem porque) ser diferente. Pra mim eh tao obvio e tao natural, que quando alguém demonstra admiração ou chega ate mesmo a me questionar, fico sem resposta. Sem reação. Admirada (tanto quanto a pessoa).

"Esta sua mania de "coletivizar"..." 
"Voce parece uma lixeira, sai catando lixo na rua, em topa-tudo..."
"Pra que este absurdo de aproveitar ate o saquinho do pao de forma?!"
"Sua casa vai virar uma pensao!"
E tantos outros...

O que chamo de escolhas, soa estranho para a maioria das pessoas com quem convivo, mas pra mim eh obvio, assim como dizer que melhor que termos carro, seria a possibilidade de nos deslocarmos segura, pratica e rapidamente utilizando somente transporte publico. Sabe quando uma coisa eh tao obvia e natural que voce nao consegue nem argumentar? Tipo quando alguem te pergunta porque bossa nova eh bom? Sao perguntas sem respostas, em funcao simplesmente de sua obviedade (existe esta palavra? rsrs).

Se eu compro antepasto de abobrinha no Verde Mar, como toda a abobrinha e sobra o azeite, vou joga-lo fora? OBVIO que nao. Vou usa-lo para temperar salada amanha. E a vasilhinha de plastico, vou jogar fora? OBVIO que nao. Vou usa-la pra guardar o restinho da salada que sobrou. Assim nao preciso comprar tapeware. Afinal, a vasilhinha do antepasto comprado no Verde Mar, eh exatamente a mesma coisa que a tapeware, certo?






Tenho muita roupa no meu armario. Nao uso nem metade de tudo que eu tenho. Vou ficar acumulando coisas? Obvio que nao. De tempos em tempos (com um intervalo cada vez menor) separo o que nao usei nos últimos meses e levo pra doação. Primeiro, bazar com as amigas. Se alguém quiser alguma coisa, leva! E elas levam as delas tambem e eu pego o que eu gostar muito. Ate mesmo porque, se voce se arrepender, fica mais facil pegar de volta ou devolver. rsrs. E o que ninguem quiser? Vai pro bazar de instituições que faturam uma rendinha com a venda de pecas doadas como as nossas. 

Comprei um apartamento que eh muito pequeno para os meus moveis antigos. O que fazer? Primeiro emprestei algumas coisas para uns amigos que também tinham se mudado mas nao tinham nada ainda. Depois anunciei tudo em sites de venda de coisas usadas. E a maioria vendi para os meus proprios amigos. O que eh mais gostoso!

Me mudei pro apartamento e o sol esturricante que bate na minha sala a tarde estava acabando com o sofa. Vou mandar fazer cortinas novas? Pra que se uma amiga esta de mudança e nao vai usar mais as cortinas do apartamento antigo? Comprei as cortinas da minha amiga, mandei lavar, cortar e adaptar o trilho para o espaço que eu tinha. Ficaram perfeitas! E ainda lembro da minha amiga toda vez que vou tampar o sol da tarde no sofa!

E as luminarias? Meu sonho era ter pendentes em casa. Eis que minha amiga decide ir morar na Alemanha e precisa se desfazer de praticamente tudo em seu apartamento. Tcharan! Minhas tao sonhadas luminarias, com direito a lembrar da amiga toda vez que olho pra elas!





Meu apartamento tem 2 quartos. Um fica vazio 90% do tempo. Por que nao receber pessoas de passagem por BH? Voce vai alugar para estranhos? Sim! Assim como dou aula para estranhos ate 23h sozinha em Contagem, vivo ao lado de pessoas estranhas (conheço praticamente 4 vizinhos num predio com 20 apartamentos), durmo em um quarto com mais 8 pessoas estranhas (como ja fiquei tantas vezes em albergues), viajo pro outro lado do mundo sozinha e durmo 3 dias no meio da selva no norte da Tailandia com uma chilena que nunca vi na vida e um "guia" que so fala o dialeto do povo dele...

"Voce nao tem medo?" Hoje a resposta eh simples: Nao, nao tenho medo. Sempre sonhei para minha aposentadoria, ter uma pousada rustica e simples onde eu pudesse receber pessoas do mundo todo. Mineiro tem isto no sangue, gente! Passei anos pensando em possibilidades e pesquisando. Ate que ha 3 anos conheci o airbnb. Descobri o site e passei 3 anos analisando e acompanhando como eh feito o trabalho ao redor do mundo todo, reclamacoes, cuidados com seguranca, conforto e bem estar. Conversei com varios anfitrioes aqui de BH. Alguns amigos ficaram hospedados em quartos alugados através do site por indicação minha. E SEMPRE correu tudo bem. Por isto posso dizer que, ao inves do medo, hoje o que sinto eh curiosidade, empolgacao, alegria e sobretudo: FE.

Fe, porque converso o dia inteiro com Deus. Ele sabe meus propósitos. Sabe como levo a minha vida (interna e externamente). Sabe o que busco e o que estou disposta a fazer para alcançar. Confio que minha vida nao vai acabar assim tao despropositalmente. Ou se acabar, vou tranquila, porque vivi de acordo com o que eu acreditei que era correto.


Para quem quiser saber mais sobre o assunto e as possibilidades de participar de alguma forma (em BH, no Brasil e no mundo), indico as seguintes leituras:

Consumo colaborativo - conceito pela wikipedia 
The Hub - Espaco de trabalho compratilhado em BH
Possibilidades de consumo colaborativo no Brasil
Sites de consumo colaborativo no Brasil
Ferramentas para o consumo colaborativo
Site de compra e troca de forma colaborativa no Brasil
Blog sobre o consumo colaborativo no Brasil
Site americano de troca de coisas
Site de venda de livros novos e usados no Brasil
Site de refeições coletivas (voce anuncia seu jantar/almoço e pessoas interessadas vao jantar/almoçar na sua casa, pagando uma taxa que vc estipular)