Translate

31 março 2014

Torta de arroz

Eu odeio que estrague comida na minha casa. Com muita dificuldade, aprendi a cozinhar pouquinha quantidade, suficiente pra 1 ou 2 refeições pra mim. Tava osso comer o mesmo prato por 1 semana direto. rsrs. Mas tem hora que nao tem jeito.  

Arroz gostoso eh arroz feito na hora, ne? Eu gosto de arroz integral, mas demora muito pra cozinhar. Entao acabo fazendo um pouco a mais mesmo. A verdade eh que ate hoje nao cheguei a conclusão da quantidade ideal de arroz a fazer. Acaba sempre sobrando um pouco.

Por sorte, mami tem uma receita que me salva nestas horas: Torta de arroz. Consiste basicamente em colocar arroz, oleo, ovos e tempero no liqüidificador, fazer um molho a parte, misturar e assar. Uma boa receita para intolerantes a gluten, inclusive. Mas, pra variar, ate esta receita estúpida eu conseguia errar.

Depois de muito insistir, nas ultimas vezes que fiz tenho acertado! E agora tenho conseguido inclusive que ela fique bonita e com cara de apetitosa! 


Atendendo a pedidos, vamos a receita...

Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras de arroz (a receita original eh pra arroz branco, mas eu faço com integral e tem dado certo)
- 1 xícara de leite (ha alguns meses eu cismei que to com intolerancia a leite* e entao, hoje testei com iogurte e funcionou!)
- 1/2 xícara de oleo (eu tenho meio preconceito contra oleo, entao sempre coloco um pouco menos do que a receita pede e tem dado certo. rsrs)
- 4 ovos (hoje eu so tinha 2 e, portanto, fiz so com 2 e deu certo! Alguém sabe qual a função do ovo em uma receita?)
- 1 colher de sopa de fermento (solando tantos bolos nesta vida, acabei traumatizando e sempre coloco uma colher bem farta de fermento, pra ver se ele cresce na marra! rsrs)
- Sal e temperos a gosto (eu coloquei oregano, alecrim e um tempero de alho e ervas feito por mami)
- Queijo ralado (acho que a receita original se refere aqueles queijos vendidos ja ralados, tipo parmesão, mas como eu so tinha um queijo canastra do verde mar, foi ele mesmo que eu coloquei ralado e ficou ótimo! rs)

*So a leite puro, ou seja, aos derivados do leite nao, como queijo, iogurte, bolo... rsrs

Ingredientes para o recheio:
- Atum, cebola, milho verde, azeitona, palmito, cogumelos, etc. 

Hoje eu aproveitei pra "desencalhar" tudo que eu tinha em vasilhinhas na minha geladeira. Ou seja: tomate picadinho, cebola, azeitona, milho verde, um restinho de shoyo do cogumelo que fiz semana passada, um restinho de gengibre de um japa que comi uns dias atras, oregano, um azeite que sobrou de um antepasto de abobrinha que comprei no Verde Mar ha alguns dias e pimenta do reino. So coloquei ervas. Nao coloquei sal porque acho que a azeitona ja salga demais!

Modo de Preparo:
- Preparar o recheio a parte no fogão
- Bater todos os ingredientes para a massa no liqüidificador
- Entornar a massa em uma assadeira media e colocar por cima o recheio. 
- Polvilhar o queijo ralado por cima de tudo
- Assar por uns 40 minutos a aproximadamente 200 graus

Observação: A massa batida no liqüidificador fica bem mole, mas depois quando assa ela seca e toma forma de torta. Nao se preocupe!



Detalhe: Eu recomendei a assadeira media porque hoje usei um tabuleiro grande e ela acabou ficando fininha demais. Da próxima vez, farei numa assadeira menor para que ela fique mais farta!



30 março 2014

Meta 90 - Levar um pedaço de bolo pra um vizinho

Minha idéia quando escrevi esta meta era recuperar as pequenas gentilezas, tao comuns antigamente, mas que se perderam no tempo... Acredito que gentileza gera gentileza MESMO. Mais que isto: gentileza ATRAI gentileza. E acredito também que se fossemos mais gentis, menos hostis uns com os outros, nossa rotina seria mais leve, mais alegre, menos desgastante.

Eu amo bolo de banana. Sempre compro uma penca de banana maior do que minha capacidade de come-las antes que estraguem. O objetivo eh "ter que fazer" o bolo de banana para que as bananas nao estraguem. Odeio quando comida estraga na minha casa!

A receita eh da Dona Celeste, sogra da minha irma, que também nao vive mais entre nos. Ja partiu para a outra dimensão do universo. Mas sempre que faço, lembro-me dela e de como ela tinha a mao boa na cozinha!

Eu, ao contrario, era uma negação. Tudo queimava, solava, ficava salgado demais, faltava tempero... Uma tragedia em pessoa! Mas um dia resolvi que iria arriscar ate acertar! Ou seja, nao desistiria de uma receita enquanto ela nao desse certo. A cada erro, fazia uma adaptação ate descobrir o MEU jeito de faze-las. Nao sei se isto existe, mas foi a forma que arrumei de tirar este peso das minhas costas de que eu nao sabia cozinhar. 

Foi também resultado de muita comadreria, pois em nossas conversas pude ver um lado da culinaria que eu nao conhecia. Antigamente, cozinhar pra mim tinha cara de submissão. Nao conseguia associar a um prazer. E depois fui vendo que preparar refeições, nada mais eh do que um ato de amor. Voce vai temperando, cortando, lavando, misturando e abençoando as pessoas queridas que vao partilhar com voce aquele prato. E este amor proteção, amor cuidado, nos mulheres temos de sobra! 

Hoje, cozinhar pra mim nao eh simplesmente fazer comida. Eh ter motivo para reunir os amigos, eh dar a minha casa um cheiro de lar, eh trazer para minha vida de adulta, cheiros e gostos de infancia, eh me permitir ousar nas misturas, gostos, eh sentir que estou contribuindo para que as receitas das gerações anteriores da minha familia perdurem por mais tempo...

Mas voltando ao bolo de banana... No meu aniversario, um grande amigo (e vizinho de bairro) trouxe pra mim de presente uma berinjela em conserva que ele faz e eu amo! Aproveitei a gentileza e resolvi fazer como nos velhos tempos: devolver a vasilha da berinjela com o bolo de banana!

Era uma receita que eu vinha tentando ha tempos e NUNCA dava certo. Sempre acontecia alguma coisa que ele ficava esquisitíssimo! Talvez por ja ter tentado todas as combinações possíveis de ingredientes, ou entao, em funcao da minha intenção tao bacana de levar ao meu amigo um pouco da gentileza que estou me propondo (que eh muito menos da que ele merece), o bolo FINALMENTE DEU CERTO!

Fiquei tao tao tao feliz que, alem de come-lo quase todo (porque eu simplesmente nao acreditava que ele tinha ficado tao gostoso. rsrsrs), resolvi levar também uns pedacinhos pra minha vizinha de porta. Eu a conheco so de oi e tchau. Ela eh uma fofa, mas nao temos intimidade. Coloquei numa vasilhinha "reciclada" do Verde Mar (pra ela nao ter que se preocupar em me devolver) e din-dom... Obvio que morri de vergonha! 9 da noite de uma sexta-feira: "Oi Flavia, boa noite! Me desculpe incomoda-la a esta hora, mas eu so vim trazer pra voces um pedacinho do meu bolo de banana. Espero que gostem!"

Ela ficou tao feliz e surpresa que nao parava de me abraçar! Depois de uns 27 abraços, disse que era o bolo preferido dela. Disse que ha tempos nao comia e que era uma negação na cozinha... Enfim, adorou! Eu vi que daqui um tempo, mais alguns bolos compartilhados e mais alguma intimidade, vamos ter muitos assuntos pra conversar. Porque sinceramente? Negacao na cozinha agora pra mim eh desculpa de peidorreiro! rsrs. 

Bom, minha vergonha foi tanta, que voltei correndo pra casa. Feliz da vida por ter conseguido CUMPRIR A META 90 e, principalmente, arrancar um sorriso (e varios abraços) dos 2. Adorei e pretendo repetir sempre que possível!



Meta 39 - Visitar parentes no interior

A familia do meu pai eh de Lavras. Como depois dos 20 anos ele virou filho unico (porque infelizmente perdeu o irmao), assim que meus avos partiram, passamos a ir bem menos a Lavras. La ainda moram as tias e primos dele (meus parentes de segundo e outros graus). Pessoas com quem passei a maioria das minhas ferias e feriados quando criança.

Eu e meus irmaos adorávamos ir pra la! Em primeiro lugar por causa da vo Ruth, por quem sempre fomos hiper apaixonados! Pra mim, era uma mistura de amor com admiração, com paixão de neta... Numa epoca em que as mulheres ficavam em casa cuidando daquela multidao de filhos, ela teve so 2, trabalhava fora e dirigia! Ok, carteira de motorista comprada no RJ. rsrs. Mas aquele fusquinha rodou, viu?! rsrs. E como se nao bastasse esta modernidade toda, a danadinha ainda foi miss Lavras quando moça! Um luxo em forma de avo! Tenho muito orgulho dela!

Alem disto, la em Lavras meu pai me deixava sair a noite, ir pra casa das minhas primas (de segundo grau) e passar o dia de bobeira, diferente daqui de BH onde eu tinha uma vida mais regrada.

Quando a gente cresce, o distanciamento acaba acontecendo naturalmente. E com a ida dos meus avos para o outro plano da vida, acabei anos sem ir a Lavras. Como la ainda moram pessoas muitíssimo queridas, resolvi incluir uma visita la em meu plano de metas.

Agora no começo do ano, aproveitei que meus pais estavam indo pra la com minha sobrinha e fui também! Passamos apenas 3 dias la, mas foi OTIMO por varios motivos! Ha tempos nao viajava com meus pais. Passar 3 dias direto com minha florzinha foi uma delicia! Rever a parentada eh sempre maravilhoso! Minhas tias avos sao muuuuuito queridas! Cada uma de um jeito, mas sao todas umas fofas! 

Foi a propria peregrinação: cafe da manha com uma, almoço com outra, lanche da tarde com outra, jantar na casa de um primo do papai... 



E de repente, 4 gerações (minha tia avo, o primo do meu pai que considero como tio, minha prima (filha dele) e a filha desta minha prima brincando com minha sobrinha) reunidas em momentos de muita alegria!


Mas o principal nao foi esta farra toda. O principal aconteceu exatamente 1 semana depois, quando recebemos a noticia de que uma destas minhas tias-avos queridas resolveu encontrar com minha avo no outro plano da vida. 


Ou seja, a ida a Lavras nao foi simplesmente a CONCLUSÃO DA META 39, mas principalmente a oportunidade de me despedir da Tia Neuza, uma pessoa muitíssimo querida. Que ela continue irradiando tranquilidade e alegria com seu sorriso calmo e iluminado... Amem!


Eu curti tanto ir a Lavras, que quando fiz a revisão das metas, adaptei a meta 37, me propondo a ir la pelo menos 1x por ano. Tomara que funcione! ;)

Meta 26 - Vidro da cozinha

Quando comprei o apartamento, meu quarto tinha uma moldura de gesso com espelhos e uma prateleira de vidro iluminada com a qual nao me identifiquei. Entao mandei tirar tudo e colocar uma cabeceira de madeira de demolição que era meu sonho! 

Como tenho mania de aproveitar tudo, tudo, tudo, pedi meu pai pra colocar um plug de tomada nas 2 mangueirinhas de led, que dao um super charme na sala. O espelho acabou quebrando na retirada. Entao sobrou o vidro da prateleirinha. Ele tem 15cm de largura, 5mm de espessura e uns 2m de comprimento. Era uma "lingüiça" achatada que me "estorvou" (como dizia minha saudosa vo Ruth) durante um tempão. Ate que minha ajudante o quebrou em 2 partes. Nao eh que coincidentemente uma das partes tinha exatamente o comprimento da minha parede da cozinha?!! Foi ai que tive a idéia: fazer uma prateleirinha na cozinha pros meus temperos! Ao contrario de mami, eu amo tudo exposto! Meu sonho era ter meus temperos todos a mao pra facilitar minhas alquimias culinarias!

Entre ter a idéia e colocar em pratica, demorou alguns meses... Ate mesmo porque eu CUSTEI a encontrar uma mao francesa pra vidro com somente 15cm de largura. Confesso que nem sabia que existia tipos diferentes de mao francesa. Pra mim, a unica diferença era: com ou sem rococos. rsrs. Rodei todos os depósitos de materiais de construção do meu bairro, dos bairros vizinhos e de todos os percursos do meu trabalho (Betim) ate a minha casa. Nada... 

Ja cansada de depósitos, resolvi dar um pulo no centro, na tal rua dos marceneiros, onde varias pessoas me disseram que eu encontraria a tal mao francesa. Fui em TODAS as lojas da rua (acho que Tamoios). TO-DAS. Fui achar na ultima, obvio. Murphy como sempre, infalível!

Comprei e ficou quase 1 mes aqui guardado. Mas eis que recebo um hospede de Manaus que, dentre outras varias gentilezas, me ajudou a fixar a prateleirinha na cozinha. Isto foi ha umas 3 semanas atras e eu to apaixonada ate hoje com a minha prateleirinha de temperos!





Apesar de ainda ter o outro pedacinho do vidro sobrando, ja estou considerando META 26 CONCLUIDA, ja que ja ate sei o que fazer com ele e agora so falta implementar (le-se voltar la no centro pra comprar mao francesa). rsrs



Assim que instalar a segunda prateleirinha, posto foto aqui também.



26 março 2014

Receita com cogumelos

Minha nova rotina de professora me permite coisas maravilhosas, como a oportunidade de almoçar em casa todos os dias, minha propria comidinha. Minha saúde e meu bolso agradecem! Mas nem sempre tenho criatividade para, no meio do caos (livros, provas, listas de exercicios...), conseguir bolar um cardápio simples, rapido, barato e que seja apetitoso.

Eis que semana passada ganhei de aniversario de uma amiga, cogumelos frescos! Gente, que delicia de presente! Eu amei, obvio! Amo cogumelos e amo minha amiga! E alem de me dar este presentao, ela me deu tambem uma receita com cogumelos hiper pratica, que hoje resolvi testar.

Como tudo que tem cogumelos, a cara nao ficou muito boa. rsrsrs Mas o sabor... Hummm...

Eu sou suspeita pra falar desta receita, pois amo todos os ingredientes que ela leva! Vamos ao passo a passo (quem diria... Eu dando receita publicamente... Receita alheia, inclusive. rsrs Sinal de novos tempos! rs. Ou atrevimento demais! hahahaha):

Ingredientes:
- temperos (cebolinha, salsinha, manjericao, alecrim, alho amassado, sal...)
- cogumelos frescos (shimeji, shitake, cogumelos de paris...)
- molho ingles
- azeite
- ovo

Modo de preparo:
- Coloque os temperos em um refratario. Como eu nao tinha temperos frescos, coloquei uma misturinha desidratada de ervas e alho, alecrim desidratado e um mix de pimentas ralado.


- Lave os cogumelos, seque com papel toalha, pique tudo e coloque no refratário. Eu coloquei shimeji preto e cogumelos de paris, que era o que eu tinha em casa, mas eu acho que qualquer mistura de cogumelos cai bem! 


- Tempere com molho ingles, azeite (como diz minha amiga, o azeite com generosidade!) e um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de agua e sal. Como eu nao tinha molho ingles, coloquei shoyo. Devo confessar que nem sei direito a diferença ele entres. Alem disto, ao invés de colocar agua e sal, coloquei uma mistura de alho, sal e temperos que a mamãe fez, dissolvida em um pouquinho de agua (como manda a receita original).


- Asse a uma temperaruta minima de 200 graus por uns 20 a 30 minutos (dependendo do seu forno). Ao fim deste tempo, eles vao murchar bastante (porque cogumelo solta uma agua danada!). 



- Retire do forno, misture tudo para que o cogumelo fique bem temperadinho. Coloque o ovo bem no meio do refratario e volte com o refratario para o forno por uns 5 minutos, ate que o ovo cozinhe. Como eu gosto de gema mole, este tempo pra mim foi perfeito! Mas para quem gosta de gema mais dura, melhor deixar mais um tempinho.



- Depois de pronto, sirva com torradinhas! Como eu fiz para o almoço (e sou gulosa), fiz com torradas de pão de forma. 




Ficou maravilhoso (de gostoso e nao de bonito. rsrs)! 



E como tem coisa que se nao lamber os dedos, nao tem o mesmo gosto, comi com as maos sim! E foi bom demais!








23 março 2014

101 metas em 1001 dias - 1a revisao

Apos 398 dias e uma boa reviravolta na vida, resolvi reavaliar minha lista de metas. Exclui varios itens que nao faziam mais sentido, inclui uns novos, criei algumas categorias e adaptei muita coisa, de forma que minha lista ficasse mais adequada a minha nova realidade.

Inicio: 18/02/2013
Termino: 16/11/2015
Tempo restante: 603 dias
Progresso: 9 de 101 (23/03/2014)

NOVA LISTA (modificada em 23/03/2014):

THE FOOD IS ON THE TABLE
1. Substituir sucos de caixinha por sucos naturais ou de polpa pelo menos 2 vezes por semana
2. Parar de comer frango em casa. Preparar refeições com peixe ou somente legumes. (Era: Nao comer carne nem peixe 1 dia por semana)
3. Nao comer doce nenhum durante 7 dias consecutivos em um mes (meta ousada!) - META CONCLUIDA!
4. Fazer uma refeicao por dia sem me distrair com outras coisas

TUDO SOB CONTROLE
5. Terminar tratamento de varizes
6. Fazer um curso importante e/ou uma pos graduação
7. Dar uma geral no dentista - META CONCLUIDA!

RUN FOREST, RUN!
8. Fazer caminhada pelo menos 1 vez por semana
9. Fazer exercicio fisico 3 vezes por semana
10. Dar 1 volta na Lagoa da Pampulha by bike

BEAUTY
11. Perder peso e mante-lo abaixo dos 55kg (55kg alcançados! Agora eh so manter!)
12. Terminar de fazer o pacote de depilacao a laser que comprei ha 3 anos atrás
13. Descobrir uma boa dermatologista e passar a usar creme anti idade (Era: Passar a usar creme anti idade)
14. Consertar as joias e bijous danificadas
15. Fazer um vestido com a seda de Oma
16. Mandar polir meu citizen

BONS HABITOS
17. Deitar as 22h para ja estar dormindo antes das 23h. (Era: Durante 1 semana por mes, deitar (e tentar dormir) as 21:30)
18. Meditar 1 vez por dia pelo menos 5 dias na semana. (Era: Aprender a controlar minha ansiedade)
19. Comprar a meia de viajar (pra circulacao) e usa-la sempre que viajar de aviao
20. Me dedicar a religiosidade pelo menos 1 vez por semana

MINHA CASA, MEU LAR, MINHAS PERNAS PARA O AR...    
21. Fazer alguma coisa pra minha casa tipo DIY
22. Fazer uma sapateira pro meu quarto com uma parte aberta pros sapatos em uso constante
23. Imprimir 3 fotos by myself pra colocar em casa - META CONCLUIDA!
24. Organizar quartinho de despejo - Meta ousada!
25. Detetizar apto 1 vez por ano (2013 – 2014 - 2015)
26. Dar um destino pro vidro da cozinha - META CONCLUIDA!
27. Adotar coleta seletiva em casa - META CONCLUIDA!
28. Impermeabilizar sofa novo - META CONCLUIDA!
29. Aplicar as bandeirinhas em algum lugar. (Era: Aplicar as bandeirinhas na mochila)
30. Ter sempre flor natural em casa
31. Ter um vaso de tempero farto em casa

FLORZINHA
32. Escrever uma carta pra Sara por semestre
33. Visitar Sara 1 vez por semana (Era: Passar 1 dia sozinha com a Sara por mes)
34. Levar a Sara em uma biblioteca, pegar com ela um livro emprestado e leva-la para que ela mesma possa devolve-lo sozinha depois que “ler”.
35. Levar a Sara em uma apresentação da Filarmonica

FAMILIA EH, FAMILIA AH, FAMILIA!
36. Visitar o vo 1 vez por mes (Era: Visitar o vo toda semana)
37. Ir com papai e mamãe a Lavras visitar a parentada e vez por ano (Era: Viajar com papai e mamae 1 vez por ano)
38. Levar o vo numa apresentacao da Filarmonica
39. Ir a Lavras visitar a parentada - META CONCLUIDA!

FROM THE PAST
40. Mandar 10 postais/cartas/cartoes pelo correio, sendo 3 para antigos correspondentes [1 (Bro/USA em Mar/13) - 2 (Pri/ALE em Mai/13) - 3 (Carol/BSB em xx/13) - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10]
41. Promover o encontro das amigas do CSB
42. Ajudar a instituir o encontro anual dos amigos da PUC
43. Organizar com a Re o encontro da equipe do Conexao Adventure
44. Recuperar contato com Jefferson "bom menino"

SEGUNDA MAE
45. Visitar madrinha e afilhados no dia do aniversario (Era: Ligar mais para madrinha e afilhados)
46. Acompanhar afilhados mais de perto

ORGANIZACAO EM PESSOA
47. Fazer backup 1 vez por semestre ou de acordo com a necessidade (Era: Organizar e atualizar meus backups 1 vez por bimestre)
48. Atualizar meu cv no Linked in, Plataforma Lattes e site Michael Page anualmente (Era: Atualizar meu cv no Linked in e site Michael Page semestralmente)
49. Organizar os pcs
50. Dar manutencao na bike ou comprar uma nova
51. Organizar meus Diarios de Viagem
52. Organizar coisas de viagem (recortes, revistas, mapas, guias...)
53. Criar a pasta de BsAs
54. Organizar lista dos padrinhos da Campanha de Natal
55. Me desapegar do Acer
56. Reduzir minha biblioteca de livros de literatura a no máximo 10 livros
57. Organizar meus diarios (incluindo emails e arquivos digitais)

POR AI... 
58. Conhecer o Mexico
59. Fazer um mini tour na Europa
60. Visitar 3 amigos que morem abroad (1 - 2 - 3)
61. Passar uns dias em Colonia/Uruguai
62. Ir a uma apresentacao permanente do Cirque de Soleil
63. Visitar 3 amigos que morem no Brasil mas fora de BH (1 - 2 - 3)

WATCH + 2 READ
64. Ir ao cinema 12 vezes por ano ou ver filmes em casa 24 vezes por ano (Era: Ir ao cinema 12 vezes por ano.
65. Ler 12 livros por ano
66. Ler pelo menos 5 livros da minha estante e nao comprar nem pegar emprestado nenhum enquanto nao termina-los (1 - 2 - 3 - 4 - 5)
67. Ler 1 livro de um autor que tenha ganhado o premio nobel de literatura
68. Saber quem foram os últimos 3 premios nobel da paz e saber porque

FOTOGRAFIA
69. Usar meus rolos de filme de fotografia
70. Fazer fotolivros faltantes anuais
71. Fazer presente de casamento da Re e do Alberto
72. Fazer fotolivro do aniversario da Sara de 2 anos
73. Fazer fotolivro do aniversario da Sara de 3 anos
74. Fazer fotolivro da Expedicao Conexao Adventure
75. Fazer fotolivro das viagens de Oma e da Tailandia
76. Dar um fim a caneta digital (usar ou vender)
77. Fazer meu cadastro no Digipix

DIVERSAO EH SOLUCAO PRA MIM!
78. Participar de um Criative Morning em qualquer lugar do planeta
79. Ir numa apresentacao da filarmônica - META CONCLUIDA!
80. Ir a um show da Norah Jones e de uma outra banda/cantor famoso
81. Consertar mini game do macaquinho
82. Aprender a usar e finalmente usar o transbike
83. Participar de um grupo de Sarau
84. Fazer um curso de mergulho
85. Ter um spa day com uma amiga

EM SOCIEDADE
86. Fazer meu cadastro no Redome (Prioridade!) - META CONCLUIDA!
87. Participar de 3 campanhas voluntarias por ano
88. Ir conhecer de perto o trabalho da Tia Lucinha em Carmopolis
89. Fazer um trabalho voluntario pelo menos 1 vez por ano
90. Fazer um bolo e levar para algum vizinho
91. Deixar um bilhete com uma mensagem de positividade dentro de um livro de biblioteca e no espelho de um banheiro de um espaço publico (biblioteca – espaço publico)
92. Tomar coragem e doar sangue (Passando da hora ja!) – (falhei na 1a tentativa em 2013)
93. Receber 2 visitas estrangeiras separadas (1 - 2)

BLOG
94. Escrever pelo menos 12 posts no blog por ano (Era: Escrever pelo menos 1 post por mes no blog)
95. Gravar um podcast pro blog
96. Gravar um video pro blog
97. Fazer backup do blog 1 vez por ano (Era:  Transformar os principais posts do blog em arquivos "guardaveis")

ETC E TAL
98. Escrever uma retrospectiva por ano na semana entre o Natal e o Reveillon
99. Apoiar um Projeto da Anninha e Didi
100. Voltar a participar e divulgar o projeto livrando, bookcrossing e ponto do livro
101. Participar do Projeto 52

Sairam: 
- Passar um fim de semana inteiro (sabado e domingo) sem internet (considerada sem sentido).
- Passar filtro solar na hora do almoco no minimo 3 vezes por semana (como minha rotina mudou e agora trabalho 90% do meu tempo em casa, esta meta perdeu o sentido).
- Descobrir uma boa dermatologista (passou a fazer parte da meta 8).
- Voltar a escrever (Manter o blog atualizado, de certa forma ja garante que vou voltar a escrever).
- Escrever uma carta pra mim mesma adolescente (meta considerada infantil e sem sentido).
- Ficar um dia por ano sem checar email pessoal e redes sociais (nao vale nas ferias, feriado ou fim de semana) - Meta ousada! (Na época que escrevi, achei uma boa ideia para tentar controlar meu vicio, mas acho que atualmente tenho me comportado razoavelmente bem neste aspecto. Apesar de nao te-la cumprido, a abstnencia nao eh necessária mais).
- Voltar a fazer acompanhamento com nutricionista. Descobrir uma boa! (Conversando com um profissional da área, cheguei a conclusão que tenho uma alimentação boa e saudável. Portanto, esta meta perdeu o sentido.)
- Trocar de carro (Cheguei a conclusão que gosto do meu carro, ele me atende muito bem e, por isto, nao pretendo troca-lo nos próximos anos).
- Planejar o apto (time x money). (Como sou so eu a fonte de renda do apartamento e eu so compro coisas novas para ele a medida que vou tendo condição financeira, esta meta nao tem mais sentido.)
- Planejar a comemoracao do aniversario do Comadreria de 2014 (e a abertura da caixa do tempo!) (Esta nao eh exatamente uma meta, mas uma coisa que ira acontecer naturalmente assim que tivermos a oportunidade de estarmos as 8 reunidas pessoalmente.)
- Criar uma tradicao pro familhao. (Na época que escrevi, achei uma ideia legal, mas agora to achando sem sentido.)
- Fazer uma mega viagem com familhao (Na época que escrevi, achei uma ideia legal, mas agora to achando sem sentido, ate mesmo porque existe incompatibilidade de agendas.)
- Melhorar minha fluencia no ingles, espanhol/italiano (Meta considerada sem sentido para meu novo plano de vida.)
- Fazer um trabalho de Coaching (como minha rotina mudou e agora minha carreira esta mais ou menos predefinida, esta meta perdeu o sentido)

Em breve detalhe os itens que marquei como concluidos.